terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Simples Assim

Discorrer sobre assuntos genéricos é sempre um problema. Você pode pensar em um milhão de coisas. Meu "processamento" é assim decido sobre o que vou escrever, monto todo o texto na cabeça (literalmente, todos os parágrafos) e, subitamente, algo acontece e me vem um insight (eu gosto dessa palavra) e aí começa todo o processo de criação de novo. Só ontem mudei de ideia pelo menos umas seis vezes e ainda estou decidindo sobre o que escrever. Primeiro pensei em falar sobre como estamos sempre com pressa para tudo, sempre no mundo do rush; depois pensei em falar sobre lealdade, como as amizades podem ser melhores se esse valor for cultivado e sempre trabalhado, é incrível o que um animal de estimação pode lhe ensinar mesmo sem dizer uma única palavra! Pensei também em falar sobre vontade própria, autoestima (olha as novas regras de novo), positividade, mas iria acabar transformando em um texto de autoajuda e não sou muito fã desses. Fora alguns outros que vieram a tina em momentos inesperados e inoportunos, mas não menos interessantes. Depois de passar por tantas ideias, tantos textos montados na cabeça, me ocorreu que eu estava complicando um momento extremamente simples. Por que não escrever sobre o primeiro assunto que me vier? Por que eu estava complicando? Não deveríamos ser mais simples nas nossas escolhas? É isso, simplicidade!

Tenho um amigo no trabalho que adora complicar tudo, pense em algo que é extremamente fácil, dê a ele, vai sair algo bem complicado! Não que ele esteja errado, como analista de sistemas, o entendo. Ele procura sempre fechar todas as possibilidades de falhas e, normalmente, ele esta certo. O problema é que trabalhamos em uma fábrica que acontece todos os tipos de problemas mais inesperados que se possa imaginar, situações adversas, exceções. Coisas que normalmente acontecem apenas uma vez e que resolveríamos de uma forma bem simples acabamos fazendo o complicado por que não "podemos" (o complicador não deixa) deixar aquela situação em aberto para que aconteça novamente. A mais nova dele foi desenvolver uma cadeia de caracteres que identifica o produto, em qual versão esta, que tipo de atualização foi usada, em qual fase do processo ele se encontra, etc. E isso só porque um determinado produto precisou de uma atualização para consertar o comando de uma das teclas. Eu mereço! Mas também tenho que lhe dar crédito, muitas das ideias e complicações que ele inventou estão ajudando e facilitando muito o nosso processo hoje, por mais que tenha dado dor de cabeça para fazer!

Mas mesmo que as vezes seja necessário complicar tento sempre escolher pelo meio mais simples, seja no modo de decidir, seja na maneira de falar; as vezes, por falar de uma maneira bem simples e resumida soa como grosseria, não o é, mas também não me importo "festinus intellige, tardus loquere" (Entenda primeiro, fale depois), Fernanda Young disse uma vez --"O problema é que quero muitas coisas simples, então pareço exigente"--. Poderia tomar todo o assunto citando exemplos disso. Mas não é isso que quero! O exemplo mais poderoso de simplicidade que o mundo já viu se resume em três letras e um número, e seu dono, ninguém menos que Albert Einstein (E=mc²), alguém duvida disso? Ele próprio, sobre a simplicidade disse --"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado"-- sua fórmula que o diga! Muitos que fizeram e fazem parte da história do nosso mundo deixaram dicas muito boas sobre simplicidade, então por que não, nós, que ainda (é claro, um dia qualquer um de nós pode mudar o mundo) não somos história, não podemos ser também simples e levar a vida com simplicidade. Será que é tão difícil assim? Eu respondo essa com facilidade, CLARO QUE NÃO! Só precisamos querer assim! Já ouvi muitas vezes a frase --"Não é tão simples assim"-- eu mesmo já a proferi algumas vezes, na maioria delas eu estava errado, era "tão simples assim"! Para aqueles que se definem sofisticados demais, deixo um adágio de ninguém menos que Leonardo da Vinci --"A simplicidade é o último grau de sofisticação"--.

Sejamos mais simples no modo de ser, nos nossos relacionamentos, com os próximos, com nossa família, com... Tudo bem... Não vou dizer só "tudo"...
Com quase tudo!

Um Feliz Ano novo cheio de realizações e conquistas para todos!

Um comentário:

  1. Vejo em seus textos o quanto seus amigos são importantes para você. Sempre citados, fazem parte das historinhas contadas aqui. Fica explícito o valor que eles têm para você e percebo o zelo e admiração que você tem por todos eles. Me considero sua amiga e queria dizer o quanto fiquei feliz em 2009 por conseguir fazer mais um amigo e que bom que este amigo é você.

    Aprendo muito com você, não sei se consigo ou se tenho algo pra te ensinar, mas só pelo fato da gente dar risada junto com o resto do povo do forró é uma felicidade infinita para mim.

    Antes tinha dificuldade em fazer amigos além de achar uma besteria. Só que a vida colocou pessoas como você em meus caminhos e sempre me mostram que amigo não é apenas amigo e sim um irmão com quem se pode contar sempre.

    Hoje vejo que amigos são tesouros, a maior das riquezas que podemos conseguir durante nossa vida. Aquele proverbio que diz: "Quem tem amigo não morre só" é a mais pura verdade.

    Obrigada por fazer parte da minha vida, por ser meu amigo, meu irmão, meu psi!!!
    Beijos Bimmmbooo!!!!
    rsrs

    ResponderExcluir