quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Escolhas

Tudo que fazemos em nosso dia a dia é baseado em escolhas, as vezes imperceptíveis, as vezes difíceis e as vezes quase impossíveis (mas essas não são comuns, ainda bem!). Então, o que há de tão especial em fazer escolhas? Eu realmente ainda não descobri, mas sei que elas influenciam todo e qualquer andamento na sua vida conseguinte. Uma das coisas mais importantes que aprendi durante minha, ainda, curta vida (quase na versão 3.0) é que todas as escolhas, por pior que sejam, ainda podem ter ou trazer bons resultados! Tudo vai depender da forma com que você a trata. Um exemplo bem simples é quando jogamos na loteria (sem conhecimento de causa, nunca tirei um só centavo do bolso para apostar) se você escolher pensar em probabilidade, matematicamente falando, suas chances de acertar na loteria serão de mais ou menos 1 em 50.000.000 (para os mais certinhos: x=60!/(6! x (60-6)!), isso mesmo, uma em cinquenta milhões! Adicione a esse cálculo a quantidade de pessoas que jogam na mega sena e isso pode cair um pouquinho mas mesmo assim ainda é muito alto. Bom, se eu jogasse, a escolha que faria seria por pensar em "minhas chances de acertar", ou seja, 50%, simples assim. Toda escolha pode ser simples e ter consequências ainda mais simples basta que se pense pelo lado bom.

No domingo passado (06/12), um amigo e eu fomos buscar uma amiga no aeroporto aqui em Salvador, ela me falou que o horário de chegada do vôo era 00:30, sempre pontual, estava adentrando o aeroporto às 23:40 para esperá-la chegar, no entanto, meu amigo, ao verificar o horário me convenceu de que estava cedo e de que poderíamos ainda dar uma volta fora dali antes do horário. Naquele momento aquela me pareceu uma escolha sensata, ora, que ficaríamos fazendo no aeroporto por 50 minutos? Fomos então em direção a Vilas do Atlântico conversando e discutindo assuntos diversos, em certo que naquele horário não veríamos muita coisa! Enfim, quando próximo ao horário voltamos ao aeroporto, ainda dentro do previsto, e a encontramos lá, sentada, de malas em punho, esperando por quase uma hora! Naquele momento fiquei imaginando --"o avião chegou antes do horário?!?!"-- No que ela me disse --"horário de verão amigo!"--. As vezes as escolhas que fazemos não afeta somente o nosso mundo mas diretamente a outros e é por isso que sempre temos que refletir bastante ao fazê-las, mesmo as mais simples! Se tivesse escolhido ir para o aeroporto "esperar" teria chegado atrasado apenas 10 minutos e não quase uma hora.

Sendo as escolhas fáceis ou difíceis e criando a ideia (essas novas regras de português são um saco) de que precisamos sempre pensar nelas antes de fazê-las, tenha a consciência de que você controla apenas o seu comportamento e o de ninguém mais (a não ser que você seja um chefe chato). Tudo que você pode fazer por outra pessoa em relação ao comportamento é dar informações e cabe a ela fazer sua própria escolha. Merdas acontecem (adágio inglês "shit happens") e isso não necessariamente acontece por causa das escolhas que fazemos as vezes simplesmente acontecem e pronto! As vezes alguém faz uma escolha que lhe faz bem mas faz mal a você e esse é o exemplo clássico. Lembrem-se sempre que, HOJE, somos reflexo do que escolhemos no passado mas no AGORA, só podemos satisfazer nossas necessidades básicas e continuar planejando satisfazê-las no futuro. As escolhas que você fez, faz ou vai fazer só podem satisfazer suas necessidades se, estas, estiverem no quadro que você faz do seu mundo (melíflua metáfora). O seu comportamento é exatamente a reação de suas escolhas (terceira lei de Newton: ação e reação), por isso, volto a dizer, pense direitinho nelas. Suas escolhas são reflexos diretos de 3 componentes: pensar, sentir e agir!! Pensem nisso e façam sempre as escolhas certas!!


2 comentários:

  1. Pode parecer bobinho, justo para uma pessoa como eu, que odeia unanimidades, mas eu amo Harry Potter. Hehehe. Me lembrei de uma frase que eu adorei encontrar nessa saga quse infantil: "It is our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities.”
    Ultimamente, isso tem sido tão óbvio para mim. Insólito, eu gostei daqui. Me senti em casa :)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!! Tenho que confessar, também adoro Harry Potter! Heheheh! Tenho os livros, filmes e extensões! E essa frase é realmente riquíssima, Grande Dumbledore! ;)

    ResponderExcluir