terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Conhecimento

Em dado momento (há muito tempo atrás) conversando com alguns amigos o assunto da conversa convergiu para o estado crítico de certo e errado! Falávamos sobre conhecimento. Foi um caso sério discutir conhecimento com valores abstratos como certo e errado relativos ao caráter de uma pessoa. A discussão, de um modo geral, girou em torno das vantagens de ter mais conhecimento que o outro, até onde isso era bom ou ruim. Uma das pessoas envolvidas na conversa defendia veementemente que sempre devemos ter mais conhecimento que as outras pessoas, principalmente se quisermos ter sucesso na vida profissional! E, se para isso, precisássemos não passar o conhecimento adquirido, tudo bem, seria moralmente (isso mesmo, eu ouvi a pessoa dizer moralmente) correto. Nesse ponto a discussão passou a ser sobre moral, caráter e valores.

Na minha forma insólita de pensar, o conhecimento deve sempre ser difundido e as pessoas devem utilizá-lo da melhor forma possível seja para crescer profissionalmente ou individualmente! Como posso considerar moralmente correto deixar de ENSINAR? Tenho um grande amigo que usa em seu gtalk a frase "um verdadeiro líder não faz seguidores e sim outros líderes" (créditos a quem de direito) o que é uma grande verdade.

Uma das artes mais antigas da humanidade é a passagem do conhecimento! Lá no tempo das cavernas os pais ensinavam (ou iniciavam, como contam os historiadores) os seus filhos na atividade da caça, esse é apenas um de milhares de exemplos! Porque temos que retê-lo, guardá-lo a sete chaves? Ninguém é melhor que outra pessoa quando o aspecto é o conhecimento. Um indivíduo não tem mais conhecimento que outro, eles apenas têm conhecimentos diferentes, isso na minha forma de pensar, que fique bem claro! Um exemplo disso seria comparar o conhecimento de uma pessoa que acabou de se formar e que teve uma vida abastada pelo sustento dos pais com um morador de rua! Muitas pessoas diriam que o cara que terminou o curso, com certeza, tem mais conhecimento. E se modificarmos a pergunta? Do tipo, quem sabe "se virar" melhor na sarjeta? Creio que a grande maioria concordaria comigo quando desse como resposta: o morador de rua (mas sempre tem as pessoas intituladas "advogados do diabo" e vão discordar)!

Nesse nosso mundo consumista, capitalista, as pessoas tornaram-se mais egoístas quanto às suas habilidades. Certa vez ouvi alguém me dizer --"você nunca deve ensinar tudo que sabe, vai passar seu ouro!"-- o que me pôs a pensar, por que não posso passar meu "ouro"? Se ele é valioso para mim, por que não pode ser para outra pessoa? Morrerei defendendo que o conhecimento deve ser difundido, repassado! Mas isso é questão de escolha pessoal e minha escolha é pensar que não fazê-lo é moralmente errado! Uma das definições de conhecimento, no dicionário, diz: "Ato de conhecer algo pela razão, pela experiência ou pela informação recebida". Não importa de onde o conhecimento veio, se tiver a oportunidade de passá-lo adiante, faça-o! E sempre com um sorriso. Além do próprio conhecimento, estará passando felicidade e gentileza.

2 comentários:

  1. acontece que ao meu ver, todo esse caos só pode ter como causa o maior construtor e (ao mesmo tempo) destruidor de toda essa ideologia: o capital.
    concordo com tudo que você falou aí, pqe com certeza, se temos algo bom e temos tb condições de repassar, porque não ensinar?
    conhecimento é um direito de todos. *-*

    hehehe

    bjaoo

    ResponderExcluir
  2. Poxa amigooo..sou sua fã..e concordo plenamente que devemos sim passar o nosso "ouro"...
    Bjusss

    ResponderExcluir