quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

E Viva ao Capitalismo

Algum tempo atrás li em algum blog (minha memória não vai me ajudar de maneira alguma) sobre como vivemos hoje, não com a forma em si, mas com a repreensão que nos é causada por tudo aquilo que acontece no nosso dia a dia ou à nossa volta. Todos os dias quando leio os jornais (na internet, sou viciado em tecnologia, lembram?) vejo notícias terríveis sobre todo tipo de acontecimento. Pais estuprando, mães matando, filhos matando, pessoas matando por razões meramente somíticas ou por razão nenhuma até. Não sou nenhum santo e tenho meus pensamentos malévolos principalmente com aqueles que praticam o mal, acho sim que bandido bom é bandido adoecido (entendam quase morto mesmo, a tarefa de tirar a vida, segundo a grande maioria, é de Deus --créditos a um grande amigo meu--). Tentei achar o autor pela internet da frase a seguir, mas foram tantas as ocorrências com diferentes autores que desisti; concordo com essa frase que foi respondida a respeito de perdoar ou não um criminoso --"Acredito que a tarefa de perdoar cabe a Deus, a nossa tarefa é apenas proporcionar o encontro!"--. "Deus" aparecendo duas vezes em um texto meu, com certeza vou ser questionado sobre isso. Já estava até fugindo do assunto; as pessoas esqueceram o que é gentileza, o que é ajudar sem segundas intenções, andam o tempo todo em desconfiança do meio a sua volta e todos aqueles que não conhecem. No tempo de meus pais as pessoas passavam pelas ruas e cumprimentavam umas as outras, não existia parcimônia nesse quesito e também não precisavam conhecer umas as outras, era a educação que falava mais alto.

Então veio o capitalismo e com ele, sem procrastinar, toda a perpetuação dos sete pecados capitais (a saber: Vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria) para a humanidade, aqui caberia a letra da música de uma banda a muito não falada, Ratos de Porão, o nome da música, Capitalismo. O som é horrível, mas a letra é totalmente congruente. Alguns dizem que o capitalismo consumiu até o próprio vocalista da banda, João Gordo, chamando-o de traidor, mas isso também é uma outra conversa. O fato é que vivemos presos a um sistema totalmente tórpido e, infelizmente, é quase impossível que saiamos dele. Mas ainda há aquele micro resquício de esperança na qual nos prendemos, para continuar vivendo e nos enganando achando que podemos ser melhores. Bom Eu digo, não tenham só esse "micro resquício" criem uma esperança verdadeira, acredito que se cada um fizer um pouco mais do que somente sua parte (fazer só a própria parte é egoísta) conseguiremos mudar aos poucos. Vamos trazer a velha e boa educação à tona, cumprimentem as pessoas, façam uma gentileza por alguém desconhecido (ou conhecido, também vale) e não se deixem gerir só pelo capitalismo. Façamos com que esse sistema seja reflexo de toda a ironia do título desse post. Tenho que concordar com Leon Trótski (grande revolucionário dos tempos de Lenin e Stalin) --"Se o capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo criou, então que morra!"--. Uma amiga minha, numa recente conversa virtual, disse, --"o capitalismo acaba com o relacionamento entre as pessoas. Faltam às pessoas mais amor"--. Ela esta coberta de razão.

2 comentários:

  1. Bimbo , tu escreveu muito bem cara , foi encaixando parte por parte para formar um Todo , que é uma reinvidicação contra a regressão das pessoas por causa do Capitalismo , e você está coberto de razão , as pessoas estão perdendo o amor.. e o pior é que vai perdendo até o amor próprio...

    ResponderExcluir
  2. Deparei-me com um título inusitado em se tratando de Jorge Campos. Mas pensei: aí tem! Aceitei o desafio de ler até o final, e que final! Parabéns, pelas duas citações que encerram o seu texto, mas que dão início a uma série de reflexões sobre o tema.

    ResponderExcluir