quinta-feira, 18 de março de 2010

Amizade

Voltando a escrever depois de um período de férias, profissional e pessoal. Isso, consegui férias no trabalho e aliei, com um pouquinho de esforço, férias à minha condição humana. Sim, também precisava disso. Todos deveriam fazê-lo. Começando com um breve resumo do que aconteceu durante essas férias, diria que foram mais do que maravilhosas. Pude descansar, me divertir, estar com as pessoas que gosto, conhecer pessoas maravilhosas (e quão maravilhosas), tive que trabalhar por alguns dias também durante as férias, mas nada que comprometesse meu descanso por completo. O carnaval, exatamente quando as férias profissionais começaram, foi bem tranquilo, fui apenas dois dias, apesar disso, nada no mundo poderá superar o júbilo de estar entre companhias tão maravilhosas, amigos, que formam a família a qual temos o direito de escolher. Pude ir a alguns lugares que, a muito, não visitava e como foi maravilhoso. Pude ter como companhia pessoas que, por simplicidade, acreditam em amizade e como isso é realmente prazeroso. Procuro sempre ter uma relação sadia com minhas amizades, nem sempre isso acontece por força do gênio de cada um, com o meu em foco, é claro. As vezes discutimos por diferenças de opiniões mas no final das contas sempre nos entendemos, afinal amizade (e, amizade de verdade, é para isso) tem que ser formada como o número Pi, da matemática, e sua relação de proporcionalidade entre a circunferência de um círculo e o seu diâmetro, ele sempre esta lá mas não é exato (pelo menos, ainda não), não se conhece sua medida exata (meio paradoxal essa comparação, mas acho que vocês entenderam).

Novas amizades sempre serão bem vindas e se me for dada a possibilidade de ajudar, sempre estarei lá sem pestanejar. Só em pensar a possibilidade de fazer uma nova amizade, já me faz mais feliz do que eu possa suportar. Ajudar sem esperar nada em troca é tão gratificante por assim ser. Sentir a felicidade de outra pessoa e saber que você pôde contribuir com aquilo é simplesmente maravilhoso. E assim, fiz novas amizades nesse período de férias, pessoas incomparáveis que me trouxeram regozijo durante muitas madrugadas. Conversas totalmente intelectuais ou simplesmente bobagens engraçadas, mas que tornavam cada minuto mais precioso do que o anterior. À dádiva de poder achar pessoas tão excepcionais devo apenas aos amigos que já tenho e serei sempre grato por isso. Não é preciso citar nomes, as pessoas que se identificam com essas situações saberão disso e me é totalmente profícuo, pois ao lerem isso me dão a possibilidade de imaginar seu singelo sorriso.

Passadas as férias, volto ao trabalho e com ele todas as responsabilidades do cotidiano profissional. Rotina, mas não menos importante, rever os amigos ou o que podemos chamar de segunda família, afinal a maior parte de nossos dias passamos com nossos amigos de trabalho (sim, prefiro nomeá-los amigos). Fora as minúcias da rotina de trabalho, tive a oportunidade de tirar mais alguns dias de folga e viajar para a festa de uma grande amiga. E junto com essa oportunidade, conhecer àquelas que, antes, só a tecnologia proporcionara a amizade. Pessoas que com um simples sorriso conseguem contagiar quem quer que olhe, inspirando ao sorriso também.

Sempre acredito que nosso mundo pode ser um lugar melhor e, assim como o título deste blog, estou sempre esperando por isso em minha imaginação até que o real me proporcione. Mas, nós, seres humanos, temos ainda uma capacidade incrível de surpreender e de manter algo extremamente abstrato com relação a tudo, a esperança. Assim pude constatar que essa sim não pode deixar nunca de existir, principalmente quando me deparo com pessoas tão maravilhosas que me transportam da imaginação ao real. Assim foi conhecer a família de minha amiga, pessoas simples, divertidas, simpáticas, enfim, todos os outros bons adjetivos caberiam aqui. Pude também tornar mais fortes laços que nem imaginava que poderiam existir e como é bom saber que agora existem.

O texto todo fala de meus momentos, mas abstraindo-os tem-se em foco a amizade. Ser amigo, ter amigo ou se fazer amigo é o primeiro passo para conseguirmos melhorar nossos dias e, consequentemente, os dias daqueles que estão próximos a nós. Uma vez recebi um texto que, em breves palavras, falava da felicidade como uma doença contagiosa da qual, todos deveria acometer-se. Ser feliz sozinho é possível também, mas será, com certeza, muito mais intenso, se tiver amigos verdadeiros por perto. Trabalhem as amizades com carinho, cuidem delas, amem de verdade seus amigos e construam novas amizades. A esperança não se perde nunca, só se renova. É interessante que tantos pensadores da antiguidade não conseguiram pensar em amizade como ciclo completo, quero dizer, estereotiparam a amizade. Ao longo do tempo grandes pensadores como Platão, Aristóteles, Montaigne, Kant, Cícero, Hegel e muitos outros não concebiam a amizade entre homem e mulher apenas por acharem que a mulher não é capaz de laços sinceros e sim de puro amor. Ora, ledo engano desses grandes, esse tipo de amizade, homem/mulher, existe sim e é muito sincero, talvez até mais do que entre os de mesmo gênero. Bastando apenas que seja verdadeiro. Aristóteles denominou o termo teleia-philia como amizade perfeita, mas, atrevo-me a dizer, ele não sabia o que era isso, apenas por julgar não ser possível laços perfeitos de amizade entre pares de sexo oposto. Mas tenho que concordar com ele, para a época dele, pois, àquela, as mulheres eram submetidas a uma relação de domínio e submissão. Que pena que ele não pôde ver nossa evolução. Para terminar uma citação para quando pensarem em fazer novas amizades. "Para ter a amizade de um indivíduo digno é necessário criarmos em nós mesmos as qualidades que, naquela, admiramos." - Sócrates.

2 comentários:

  1. Só uma palavra resume o post "maravilhoso". E não é apenas porque você falou sobre uma das maiores riquezas que uma pessoas pode ter: AMIGOS; é também porque seu humor estava altíssimo nesse dia. Prova disso é que vc usou "maravilhosas" 4 vezes e "maravilhoso" 2 vezes. rsrsrs!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Amei o paralelo que fez na comparação da amizade com o Pi.

    Beijos,

    Melina.

    ResponderExcluir